Benção dos Animais: momento de despertar para o cuidado com a casa comum

Frei Roberto Alves, responsável pelo momento da benção dos animais.

Uma das novidades da Programação da Festa de São Francisco deste ano, é um momento da Benção dos Animais. A ação que já é comum na Igreja, tendo um ritual próprio para ser realizado, ganha um significado especial durante a festa do santo que é patrono da Ecologia. A benção traduz aquilo que somos, dom de Deus e sendo assim nossa vida deve ser uma expressão constante de nosso louvor ao Criador. 

Este novo evento dentro dos festejos, aconteceu na manhã desta quinta feira (26), no pátio do Zoológico São Francisco e trouxe até o lugar animais domésticos com seus tutores provindos do próprio município e até mesmo da capital Fortaleza. Frei Roberto Alves conduziu o momento e chamou atenção para o significado do ato que além de um simples ritual deve provocar em todos um compromisso concreto com a Casa comum, no respeito dos nossos animais. “Na festa do Santo que tanto se irmanou com toda a criação, se nos dizemos seus devotos, a missão conferida pelo Criador deve estar sempre acesa em nosso coração: Guardar a Criação.”

Rita e César chegaram de Fortaleza junto com a cadela Malu e relataram a sua experiência de fé junto de seu animal doméstico. “No inicio do ano, ela passou por uma cirurgia muito delicada, e logo tivemos medo de perdê-la, mas pedimos a São Francisco para que a segurasse. Sabendo que tería este momento hoje aqui, não podíamos deixar de vir no maior Santuário franciscano do Brasil para agradecer esta conquista.” Rita ainda trouxe junto consigo fotos de outros cachorros de amigos na intenção de serem abençoados. 

Quem também teve que sair cedo de Fortaleza para chegar em Canindé foi Érica e Jorge com seu cachorrinho Leck. Emocionada ela falou para nossa equipe que diante de uma gravidade de um problema do coração de seu cãozinho, o veterinário tinha dado apenas quatro meses de vida. O quadro de saúde virou depois de uma promessa feita pelos donos e após quase um ano eles voltaram ao Santuário para agradecer a proteção de São Francisco de Assis. 

A benção ainda se estendeu para os demais animais do Zoológico São Francisco, que hoje é um espaço administrado pelo Instituto Pet Silvestre e sua história está entrelaçada com a entrega de animais que eram feita por Romeiros no início como forma de pagar suas promessas. Não tendo lugar certo para depositar os animais ofertados, os frades criaram um espaço para que estes pudessem ficar e ter um tratamento melhor. O ponto turístico da cidade, continua a missão de conscientizar seus visitantes sobre a importância da preservação da fauna e da flora, e sobre a necessidade de proteger os animais e seu habitat natural.

Texto e Fotos: PasCom – Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas

Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário

(85) 3343.0017 – Secretaria do Santuário

Compartilhe

Leia Também