A 3ª noite do novenário a São Francisco de Canindé foi conduzida pelo Frei Francisco Rogério, que convidou o povo a cantar o refrão da canção “Praça dos romeiros” após a chegada da procissão com o Painel de São Francisco.
Na saudação inicial, o reitor do Santuário Frei Gilmar Nascimento apresentou o tema a ser meditado na noite: “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e na sociedade”, assim como o estado homenageado: a Bahia, apresentando sua bandeira. Ao invocar o Espírito Santo de Deus, Frei Gilmar exortou aos irmãos a se deixarem guiar pela vontade divina.
O Texto Franciscano trazido para a meditação foi a seguinte oração a São Francisco das Chagas, composta pelo Papa São João Paulo II, onde como uma prece evocava o testemunho do santo de Assis estigmatizado para ser um sinal de esperança para o mundo marcado por várias realidades de morte.
Um dos momentos centrais do rito da Novena foi a entrada da Palavra de Deus que foi levada até o altar através dos MST, SINDSEC e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que também trouxeram através de cartaz e faixas um grito: “Salve o Planeta Terra”, apontando para outros problemas ambientais vividos no Brasil como o problema do agronegócio e um não ao projeto da jazida de Itataia.
Meditando a partir da passagem do Evangelho que conta a parábola do Bom Samaritano, o pregador da noite, Pe. Cícero José, reitor do Santuário da Mãe das Dores em Juazeiro do Norte, exortou a reconhecer as chagas do irmão e a tratá-las como o bom samaritano. “Precisamos aprender a superar os preconceitos e as barreiras para ajudar quem necessita. O amor ao próximo não se limita a quem é semelhante a nós, mas se estende a todos que precisam de ajuda” destacou o pregador.
Durante a pregação, Padre Cícero recordou ainda que ao cuidarmos das chagas dos irmãos, como São Francisco, estamos tocando em Jesus. Segundo o padre, a parábola do Bom Samaritano e o exemplo de São Francisco não incluem só as atividades da Igreja, mas podemos ajudar aos que sofrem ao nosso redor com pequenos gestos e a boa vontade de ouvi-los, promovendo a cultura do encontro que tanto prega o Papa Francisco.
Após a reflexão, representantes dos movimentos sociais levaram aos pés de São Francisco os pedidos dos devotos e em seguida a multidão entoou fervorosa a ladainha do santo e em seguida a coleta. Com a luz baixa na praça, o olhar é convidado para acompanhar a exposição e benção do Santíssimo Sacramento. Acompanhados de pedidos e agradecimentos, a procissão com o ostensório vai sendo acompanhada pelos devotos que oram, desejam ver ou tocar em Jesus.
O retorno do painel de São Francisco seguiu pelo seu percurso tradicional, saindo pela Avenida Francisco Cordeiro Campos, Gervásio Martins, até chegar a Basílica conduzido pela costumeira multidão de devotos. Este roteiro segue até o dia 3 de outubro.
Confira os registros da 3ª noite de Novena:
Texto e Fotos: PasCom – Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas
Serviço: SerCom do Santuário
____
Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:
Serviço:
(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário
(85) 3343.0017 – Secretaria do Santuário