O Monte Alverne testemunhou o cume de toda uma caminhada trilhada por Francisco de amor a Deus e aos irmãos. Passo a passo o Santo de Assis foi seguindo as pegadas do Cristo, pobre e crucificado, a ponto de ver impressa em seu corpo as marcas da Paixão. Nestes mesmos passos os romeiros e devotos, trilham nestes dias de festejo as procissões com o Painel de São Francisco. A Figura do Santo, exposta na estrutura de madeira que pesa cerca de 500 kg, aponta para os fiéis um alívio para as duras caminhadas da vida: “Salvai o Canindé”.
A primeira procissão com o Painel de São Francisco, aconteceu no final da tarde do dia 24, no dia em que o símbolo que é patrimônio espiritual da Romaria completa 134 anos. Diante de algumas estradas mais escuras, as luzes que ladeiam o ícone eram sinal de claridade, e quando faltava a voz, as expressões e a dedicação das dezenas de homens e mulheres que revezam na condução do painel se tornavam um clamor constante.
Neuma Brito, agente de Pastoral e moradora da rua Antônio Neco falou da ansiedade de estar presenciando a passagem do Painel, e destacou que a emoção ainda se torna maior por ser esta a única vez que a imagem passa pelas ruas do Bairro Alto Guaramiranga durante dos festejos. “Você pode perceber que o povo fica tão feliz, que faz questão de enfeitar as ruas, expressam seu carinho para passagem de São Francisco” expressou a devota.
Após a chegada da procissão na Basílica de São Francisco, Frei Gilmar Nascimento conduziu a benção final lembrando o aniversário do ícone religioso e agradecendo os trabalhos realizados no primeiro dia de Festa. Ao som da oração atribuída ao santo, os fiéis acolheram no patamar a relíquia de São Francisco. Por fim, foi entoada pelos frades a benção de São Francisco e o povo se despediu com votos de um até amanhã.
Roteiro das Procissões com o Painel de São Francisco
Durante o novenário, o Painel de São Francisco sai de sua capela todos os dias em direção à Praça dos Romeiros. A criação de um ícone para os cortejos religiosos, veio justamente do desejo dos romeiros que imploravam ao Padre Manoel Cordeiro da Cruz que houvesse uma procissão durante os festejos já que muitos não conseguiam ficar até o último dia onde acontecia a procissão com a imagem de São Francisquinho. Assim, desde 10 de julho de 1890 o painel passa pelas ruas sendo levado por dezenas de fiéis.
Neste ano a saída do Painel percorrerá as ruas Gervásio Martins, Av. Francisco Cordeiro Campos e Praça dos Romeiros. O seu retorno acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro saindo da Praça, Simão Barbosa, Joaquim Magalhães e Gervásio Martins até chegar na Basílica e dos dias 27 a 3 de outubro seguindo pela Av. Francisco Cordeiro Campos, Gervásio Martins até chegar no Santuário.
Confira alguns registros da primeira Procissão com o painel:
Texto: PasCom
Fotos colaboração: Jander Silva
Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:
Serviço:
(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário
(85) 3343.0017 – Secretaria do Santuário