Santuário de Canindé vive a expectativa da chegada da relíquia de seu Padroeiro vinda de Assis

No ano em que celebramos os 800 anos das chagas impressas no Pai Seráfico, nosso Santuário registra uma programação repleta para devotar especial atenção para a dimensão da estigmatização. Um dos momentos chave destes dias é a visita da relíquia de São Francisco vinda de Assis, na Itália. Nesse contexto, pode ser que surjam algumas dúvidas. O que é uma relíquia? Qual o significado do culto em torno destes elementos sagrados? O que de especial podemos destacar na visita desta relíquia vinda da Europa para Canindé?

Ao longo dos séculos, os cristãos procuraram sepultar os mortos e honrar seus restos mortais, bem como guardar roupas ou outros objetos de uso pessoal deles. Esta prática resguarda um rito antigo de peregrinação dos cristãos para venerar os mártires da Igreja Antiga, bem como seus respectivos vestígios corporais e objetos de uso. Portanto, as relíquias dos Santos são partes do corpo, roupas ou objetos pessoais e estão presentes em todos os lugares do mundo. Inclusive na capela à esquerda da porta principal da Basílica de São Francisco, onde se encontram relíquias de São Pedro, São Paulo, Santa Luzia e de São Francisco. 

Relíquia pertencente à Basílica de São Francisco de Canindé – Foto: PasCom.

A relíquia é algo do santo, devemos ter reverência e todo amor. Pela relíquia devemos ter todo respeito, pois estamos diante daquele que fez tudo pela evangelização1, afirma Frei Edson Mendes, pároco da Paróquia de Santo Antônio, Aracajú – Sergipe. A reverência e o respeito que se dá por estes elementos representa o movimento de fé que devotamos para aqueles e aquelas que apontam o caminho de Jesus. Como afirma Papa Emérito Bento XVI, as relíquias dos Santos sobre a base da convicção de que os santos cristãos, ao ter participado da ressurreição de Cristo, não podem ser considerados simplesmente como ‘mortos’ 2

A relíquia que se utiliza para a benção final durante as noites dos festejos em Canindé é um pedaço do osso de São Francisco, doado no início deste século ao Santuário na ocasião do Encontro Internacional dos Frades em 2001. 

Relíquia de São Francisco vinda da Itália.

Já a relíquia que chega amanhã na cidade está sendo trazida por dois frades italianos, diretamente do Monte Alverne, local onde o santo padroeiro recebeu os seus estigmas. O objeto consiste em um pedaço do hábito que se afirma que São Francisco estava utilizando no dia em que vislumbrou o Cristo Crucificado e foi atravessado no corpo pelas marcas da Paixão. O elemento, ainda que não seja também uma parte do corpo do Santo de Assis, tem um sentido histórico e espiritual muito forte, haja vista que representa a presentificação da cena memorável que marcou a vida de São Francisco. Podemos imaginar que este tecido possa ter sido a coisa que mais esteve próxima e em contato com os estigmas encarnados em São Francisco, que a 800 anos celebramos.

Desta maneira, os momentos que sucederão estes dias são mais um exemplo rico dos sinais santos e visíveis da presença de Deus em nosso meio a partir da intercessão do querido São Francisco das Chagas. 

Você pode acompanhar a programação e partilhar do itinerário que a relíquia fará nas ruas e igrejas da cidade, confira:

DIA 03/10 – QUINTA-FEIRA

• 8h | Acolhida na Praça Dr. Aramis e Procissão

• 9h | Santa Missa na Quadra da Gruta

• 10h30 | Visita da Relíquia na Área Pastoral São Pedro com Santa Missa

• 13h30 | Visita da Relíquia ao Mosteiro do Santíssimo Sacramento

• 15h | Visita da Relíquia à Paróquia de São José com Santa Missa às 16h

• 17h | Retorno da Relíquia à Basílica de São Francisco que ficará aberta durante a noite para visitação dos fiéis

DIA 04/10 – SEXTA-FEIRA

• 7h às 8h | Visita da Relíquia ao Hospital São Francisco

• 9h | Missa Solene com a Relíquia na Quadra da Gruta

• 15h | Presença da Relíquia na Missa das 15h e permanência na Basílica até às 16h

____

1 Entrevista cedida no podcast Bate Papo Franciscano, no dia 02/10/24.

2 Matéria “O Papa explica por que os católicos veneram relíquias dos Santos”, ACIdigital, 06/05/2009.

Texto: PasCom – Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas

Serviço: SerCom do Santuário

____

Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário

(85) 3343.0017 – Secretaria do Santuário

Compartilhe

Leia Também